Aulas 1 e 2

É comum termos a sensação de que o mundo sempre foi da mesma forma como é hoje. Entretanto, o mundo sofre transformações contínuas ao longo dos tempos e essas transformações causam diferenças na maneira de viver das sociedades. Nas aulas 1 e 2, refletimos sobre a sociedade atual destacando o seu processo de urbanização e os problemas decorrentes desse intenso crescimento urbano num curto período de tempo. 

Slide

Texto

Aulas 3 e 4

Conheça o verdadeiro Brasil em uma série de infográficos animados

Com base em dados do Censo 2010, veja um retrato do país dividido em temas como política, esporte, saúde e educação. Você pode visualizar o conteúdo em vídeo ou em um arquivo para impressão

A sociedade brasileira apresenta uma pluralidade cultural com sua matriz étnica de origem europeia, africana e indígena. O pluralismo cultural intensificou-se com a vinda de muitos imigrantes da Europa e da Ásia nos séculos XIX e XX, além de grandes migrações internas. A cultura é parte fundamental no processo de socialização do homem, uma vez que o torna um ser social assim, nas aulas 3 e 4 comentamos que ela se manifesta por meio de diversos sistemas (valores, normas, ideologias) que influenciam a personalidade das pessoas, determinando sua forma de pensar e de agir e por isso, a solução dos problemas ambientais exige uma transformação cultural da sociedade.

Aulas 5 e 6

Comentamos na aula passa que a cultura é transmitida de geração em geração, como uma herança social, que se manifesta por meio de diversos sistemas (valores, normas, ideologias) que influenciam a personalidade das pessoas, determinando sua forma de pensar e de agir. Nessa perspectiva, muitos problemas brasileiros são culturais isto é, encontram-se nas nossas crenças e fazem parte da nossa histórita desde a fundação do país e são responsáveis pela forma com que nós brasileiros escolhemos como viver e construir o nosso espaço de convivência. Por isso, precisamos ver as coisas de um jeito novo. Precisamos definir novos padrões e expectativas de vida e devemos exigir que as pessoas sejam responsabilizadas pelas suas ações. Na aula de hoje, vamos refletir sobre IDEOLOGIA. 

Proposta da atividade 

Aulas 7 e 8

Concluímos nesta aula o primeiro tema do nosso plano de ensino. Refletimos nos encontros anteriores que através da vida social, os seres humanos controem uma determinada cultura que influencia na maneira de perceber o mundo, de pensar e agir. Para promover uma mundança social é preciso modificar a cultura de um grupo assim, a construção de um ambiente que favoreça a vida, depende de maneira significativa, de uma transformação das ações humanas e do seu modo de pensar. Enfatizamos que as mudanças não ocorrem do SOCIAL para o INDIVIDUAL mas, ao contrário, do INDIVIDUAL para o SOCIAL. Tal mudança fortalece a sociedade e protege a vida individual. Vamos iniciar mais um tema do nosso curso trabalhando, por meio de uma atividade, o texto ao lado. 

Aulas 9 e 10

 

O nosso planeta pode ser comparado a uma astronave, deslocando-se a cem mil quilômetros por hora pelo espaço sideral, sem possibilidade de parada para reabastecimento, mas dispondo de um eficiente sistema de aproveitamento de energia solar e de reciclagem de matéria. Há atualmente, na astronave, ar, água e comida suficientes para manter seus passageiros. Tendo em vista o progressivo aumento do número desses passageiros, em forma exponencial, e a ausência de portos para reabastecimento, podem-se vislumbrar, em médio e longo prazos, problemas sérios para a manutenção de sua população.

Apresentação

Aulas 11 e 12

O clima é um padrão ou uma sucessão habitual do tempo estabelecido pela influência dos fatores geográficos sobre os elementos climático. Já os elementos climáticos são representados por algumas características físico-químicas da atmosfera, dentre as quais se destacam a temperatura, a pressão e a umidade, cujas condições momentâneas estabelecem o tempo atmosférico. Os elementos climáticos são influenciados por diferentes fatores geográficos estáticos – como latitude, altitude, maritimidade e continentalidade –, e também por fatores dinâmicos – como massas de ar e correntes marítimas.

 

 

Aulas 13 e 14

Aula de Revisão

 

Orientamos na sala de aula que durante a prova, você precisa ter em mãos os dois textos que trabalhamos no decorrer das nossas aulas. Caso você não os tenha, clique nos botões ao lado e imprima o material de consulta para a prova. Foi esclarecido que é vetado o emprestimo de materiais durante a avaliação.  

Recomendo que você realize a atividade de revisão para ter uma noção da nossa prova

Aulas 15 e 16

No nosso planeta são encontrados diversos tipos de fontes energéticas. A matriz energética mundial é baseada no consumo de fontes de energia não renováveis porém, os seus impactos ambientais estão estimulando a busca por fontes alternativas. 

As fontes alternativas estão sendo implantadas e procuradas para renovar a matriz energética. Lembrando que as fontes de energia podem ser classificadas de duas formas: renováveis e não renováveis.

Este é o tema desta aula. 

Melhoria - Atividade Avaliatória

Caros alunos.

 

Como foi combinado na sala de aula, estou postando a atividade avaliatória valendo 2,0 pontos (Melhoria) para ser entregue junto com a prova de recuperação. Faça a atividade com capricho porque é um bom material de estudos. Não esqueça que é obrigatório responder à caneta numa folha devidamente identificada com o seu nome, número e série.

O conteúdo para a Prova de Recuperação é sobre hidrografia e biomas mundiais. 

Qualquer dúvida, estou a disposição, basta apenas entrar em contato.