Aulas 1 e 2

A ética e a cidadania estão relacionadas com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade. Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A ética está relacionada com aquilo que pertence ao caráter. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer “cidade”.

Aula 3

O conhecimento filosófico se constrói a partir da reflexão e do diálogo. A proposta desta aula é estimular a partilha das respostas que foram elaboradas sobre o texto indicado na aula anterior. Sente em dupla ou trio e compartilhe com o grupo as suas respostas e em seguida, transcreva para o formulário de respostas as melhores reflexões sobre o assunto estudado.  

Atividade Avaliatória

Caros alunos, esta atividade é avaliatória e compõe a nota do 2º trimestre. As orientações para a sua realização foram registradas no seu caderno, por gentileza, consulte-o para realizá-la de acordo com as solicitações do professor.

Data da entrega: 07/08

Aula 4

Entre as diversas questões que a filosofia visa investigar, pode-se perguntar sobre como é, e como deveria ser, o convívio em sociedade? Se for investigada a palavra política, que vem do grego, será compreendido que politika refere-se aos assuntos da cidade (pólis). É neste sentido que, em filosofia política, pergunta-se sobre a natureza das leis, a natureza do governo, a origem da organização social e sobre qual seria a melhor forma de convívio entre os indivíduos. Todos estes temas nos levam a pensar sobre o espaço público, que é o espaço da política.

Atividade de recuperação

Para realizar a atividade avaliatória, é necessário clicar no botão correspondente a atividade que deseja realizar. Após a resolução de todas as questões, você deverá clicar no botão ENVIAR. É obrigatório responder todas as questões. Consulte o texto indicado pelo professor para responder as questões propostas. 

Aula 5

Kierkegaard nasceu em Copenhague na Dinamarca, em 1813. Desde cedo, ficou marcado pelo sentimento religioso da família. Os pais idosos, crentes da Igreja Luterana, viviam num clima de angústia em face de Deus. A presença da fé é passada para os filhos como valor principal da vida, fé que se manifesta como dádiva.  O indivíduo é o único responsável em dar significado à sua vida e em vivê-la de maneira íntegra, sincera e apaixonada, apesar da existência de inúmeros obstáculos vitais como o desespero, o absurdo, a alienação e o tédio.