Aulas 1 e 2

Desde os seus primórdios, a Filosofia se ocupou do problema do conhecimento. Os primeiros filósofos na Grécia que questionaram sobre o mundo (cosmos), sobre o homem, a natureza e etc., tentaram encontrar a verdade em um princípio único (arché) que abarcasse toda a realidade, isto é, sobre o Ser. Nesta aula, o problema tratado é a possibilidade de se conhecer ou não, algo ou alguma coisa, verdadeiramente.

Aula 3

Uma das atitudes muito valorizada na Filosofia é a troca de ideias por meio do diálogo. Na aula anterior nós propomos a realização de uma atividade de reflexão baseada no texto de apoio que discutia sobre a verdade. O problema que norteou os nossos estudos anteriores era: é possível conhecer a verdade? O que é a verdade?

Para finalizar a atividade anterior, sente em dupla ou trio, compartilhe com os seus colegas as respostas das questões registradas no caderno e transcreva-as para o formulário ao lado. 

Aula 4

A filosofia tem início na Antiguidade, quando surgem as cidades-estados na Grécia Antiga. Antes disso, o pensamento, a existência humana e os problemas do mundo eram explicados de maneira mítica. Com o surgimento da polis grega, os filósofos começaram a investigar e sistematizar o pensamento humano. Com isso, surgem diversos questionamentos, que até esse momento não possuíam tal explicação racional. O pensamento mítico foi dando lugar ao pensamento racional e crítico e daí surgiu a filosofia. 

A proposta desta aula é refletir sobre a filosofia como forma de compreender o mundo e a sua origem.

Aula 5

O que é moral?

Os termos “ética” e “moral” são comumente utilizados como sinônimos, mas, embora estejam relacionados entre si, são dois conceitos distintos. No contexto filosófico, ética e moral são dois termos que se complementam, mas que possuem a origem etimológica e significados diferentes.

Aulas 6

É comum termos a sensação de que o mundo sempre foi da mesma forma como é hoje. Entretanto, o mundo sofre transformações contínuas ao longo dos tempos e essas transformações causam diferenças na maneira de viver das sociedades. Nas aulas 1 e 2, refletimos sobre a sociedade atual destacando o seu processo de urbanização e os problemas decorrentes desse intenso crescimento urbano num curto período de tempo. 

Slide

Texto