Aulas 1 e 2

A filosofia é um tipo de pensamento racional, crítico e reflexivo voltado para as ações e os pensamentos humanos. Para compreender melhor esta afirmação, leia o texto indicado clicando no botão ao lado e depois faça a atividade proposta.

 

Aulas 3 e 4

O tempo vai passando, e as coisas vão mudando. Nós também estamos passando por transformações. Este ano chegamos ao 6º ano. Nosso conhecimento sobre as coisas está se ampliando. Dia após dia, ano após ano, vamos aprendendo coisas novas. Nesta aula, vamos refletir um pouco sobre as mudanças que estamos vivenciando neste ano. Clique no botão abaixo, leia o texto e responda no seu caderno a atividade proposta.

Aulas 5 e 6

Considerados há muito tempo como antagônicos, mito e filosofia protagonizam atualmente uma (re)conciliação. Desde os primórdios, a Filosofia, busca do saber, é entendida como um discurso racional que surgiu para se contrapor ao modelo mítico desenvolvido na Grécia Antiga e que serviu como base de sua Paideia (educação). A palavra mito é grega e significa contar, narrar algo para alguém que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito.

Nesta aula,vamos estudar essas duas formas de compreender a realidade e produzir conhecimento.

Aulas 5 e 6

Considerados há muito tempo como antagônicos, mito e filosofia protagonizam atualmente uma (re)conciliação. Desde os primórdios, a Filosofia, busca do saber, é entendida como um discurso racional que surgiu para se contrapor ao modelo mítico desenvolvido na Grécia Antiga e que serviu como base de sua Paideia (educação). A palavra mito é grega e significa contar, narrar algo para alguém que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito.

Nesta aula,vamos estudar essas duas formas de compreender a realidade e produzir conhecimento.

Aulas 7 e 8

A origem da Filosofia data dos séculos VII e VI a.C. Foi na Grécia, na região da Jônia, na cidade de Mileto, que esse modo de conhecimento ganhou forma e se estabeleceu como maneira de compreender o mundo. Portanto, pode-se afirmar que a Filosofia é fruto do gênio helênico, ou seja, é fruto da genialidade dos gregos. É por causa do nascimento da Filosofia na Grécia que costumeiramente se diz que a “Grécia é o berço da civilização ocidental”

Aulas 7 e 8

No período clássico, entre os séculos V e IV a.C, os sofistas e Sócrates se destacaram, com propostas pedagógicas pois, a retórica, a oratória e a moral humana ganham destaque a vida cotidiana dos cidadãos gregos. Sócrates foi um filósofo que refletiu muito sobre a condição humana no universo. Platão foi o próximo grande filósofo da história, discípulo de Sócrates, ele defendia que as ideias formavam o conhecimento intelectual. Em seguida, podemos citar Aristóteles, filósofo que desenvolveu os estudos de Platão e Sócrates, criando principalmente a lógica dedutiva clássica.

Aulas 9

A filosofia tem início na Antiguidade, quando surgem as cidades-estados na Grécia Antiga. Antes disso, o pensamento, a existência humana e os problemas do mundo eram explicados de maneira mítica. Com o surgimento da polis grega, os filósofos começaram a investigar e sistematizar o pensamento humano. Com isso, surgem diversos questionamentos, que até esse momento não possuíam tal explicação racional. O pensamento mítico foi dando lugar ao pensamento racional e crítico e daí surgiu a filosofia. 

A proposta desta aula é refletir sobre a filosofia como forma de compreender o mundo e a sua origem.

Atividade 

Para realizar a atividade avaliatória, é necessário clicar no botão correspondente a sua turma. Após a resolução de todas as questões, você deverá clicar no botão ENVIAR. É obrigatório responder todas as questões. Consulte o texto indicado pelo professor para responder as questões propostas. 

Data: 31/10 a 06/11
Atividade de recuperação

Para realizar a atividade avaliatória, é necessário clicar no botão correspondente a atividade que deseja realizar. Após a resolução de todas as questões, você deverá clicar no botão ENVIAR. É obrigatório responder todas as questões. Consulte o texto indicado pelo professor para responder as questões propostas. 

Atividade Avaliatória 

Caros alunos, esta proposta de atividade é avaliatória. Leia com calma e atenção o texto de apoio e depois faça a atividade avaliatória clicando no botão ao lado. Faça uma leitura prévia antes de comerçar a responder as questões. Não é possível fechar a atividade e dar continuidade depois isto é, uma vez que iniciou a atividade proposta, tem que finalizá-la. Não esqueça que esta atividade é um instrumento de avaliação da nossa disciplina e vale 10,0 pontos.

Data limite para o seu envio: 14/04