Aulas 1 e 2

A chamada Teoria do Conhecimento, por vezes denominada de epistemologia, é a área da filosofia que busca compreender de forma geral o que é, de fato, a ato e o processo de conhecer. A Teoria do Conhecimento busca sistematizar e compreender de forma plena o que representa o conhecimento.

Podemos conhecer a realidade, ou os fenômenos, de diversas formas porém, tudo depende do método e dos instrumentos do conhecer. Nesta aula, vamos comentar sobre os quatro tipos de conhecimento: vulgar ou do senso comum, científico, filosófico e religioso.

Aulas 3 e 4

  A teoria do conhecimento é a área da filosofia que tem como objetivo investigar o que é o conhecimento, a possibilidade (se é possível conhecer), qual o fundamento do conhecimento, suas origens e o seu valor. Do ponto de vista filosófico, para existir o conhecimento três fatores são fundamentais: a existência de um sujeito conhecedor (o eu, a consciência); um objeto a ser conhecido (a realidade, o mundo); e a relação entre estes dois elementos do processo de conhecimento. Só é possível conhecer quando há uma apreensão do objeto pelo sujeito, quer dizer, quando o sujeito é capaz de representar mentalmente o objeto de conhecimento. Nesta aula, vamos realizar uma atividade para refletir melhor sobre os tipos de conhecimento e suas implicações.
 

Aulas 5 e 6

A filosofia tem início na Antiguidade, quando surgem as cidades-estados na Grécia Antiga. Antes disso, o pensamento, a existência humana e os problemas do mundo eram explicados de maneira mítica. Com o surgimento da polis grega, os filósofos começaram a investigar e sistematizar o pensamento humano. Com isso, surgem diversos questionamentos, que até esse momento não possuíam tal explicação racional. O pensamento mítico foi dando lugar ao pensamento racional e crítico e daí surgiu a filosofia. 

A proposta desta aula é refletir sobre a filosofia como forma de compreender o mundo e a sua origem.

Aula 7

Mapa conceitual é uma estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado. Consiste numa ferramenta de estudo e aprendizagem, onde o conteúdo é classificado e hierarquizado de modo a auxiliar na compreensão do indivíduo que o analisa. A partir de uma representação gráfica ilustrativa, a pessoa que idealiza um mapa conceitual consegue criar ligações entre os diferentes assuntos que fazem parte de determinado conhecimento.

Você deverá clicar no botão ao lado, preencher as informações solicitadas e inserir o link do seu mapa conceitual.

Data limite para o envio da atividade: 07/04

Aula 8

A palavra política veio do grego, precisamente da palavra politikos, que designava, já na Antiguidade, aquele que hoje, em português, chamamos de cidadão. Politikos, por sua vez, deriva de polis, palavra que, ainda em grego, designa a cidade, o espaço público.